Iris - Fast Zapping

No video de apresentação ao iris são apresentadas funções que, após o lançamento do mesmo, ainda não estão disponíveis, das quais damos especial destaque ao Fast Zapping.

Fast Zapping - Uma das opções mais esperadas pelos clientes zon, que permite uma mudança rápida de canal.

O fast zapping é um mito?
Sim, infelizmente poderá vir a ser um mito. 
Ao que conseguimos apurar, a tecnologia que a zon implementou na sua infraestrutura, não permite um zapping muito mais rápido do que aquele que já existe e que vemos actualmente nas nossas televisão.
Contudo, se virmos o detalhadamente o video de apresentação do iris, vamos reparar que na parte do fast zapping (e não só) o video está acelerado, para dar precisamente um "ar" de uma mudança de canal mais rápida.

27 comentários:

  1. "a tecnologia que a zon implementou na sua infraestrutura".
    A Zon e todas as empresas de TV por cabo ou over-the-air. Tal como TDT. É pura e simplesmente a forma como a TV digital funciona, não é escolha ou culpa da Zon.
    Após o switch off analógico, acabar-se-à o "zapping rápido", a não ser nas plataformas IPTV (e aí só existe enquanto os operadores estiverem dispostos a gastar a manutenção do sistema, que é bastante oneroso).

    ResponderEliminar
  2. é o lado bom do IPTV, só tenho pena que a zon anuncie isso como uma realidade quando, está mais que visto, que isso nunca irá acontecer.

    ResponderEliminar
  3. Creio que o que a Zon identificava no filme como fast zapping, seria aquele grafismo vertical, uma espécie de lista que permite visualizar os diferentes canais e a sua emissão actual. Tal menu pode ser obtido pressionando a tecla "cima" alguns segundos. Quanto á mudança rápida de canal, também acredito que poderá a nunca vir a ser uma realidade devido a tecnologia implementada.

    ResponderEliminar
  4. Pelas demonstrações do Snowflake, eu diria que streaming por IP é suportado, logo (se a moda continuar e continuar a ser argumento de venda) o Iris poderá vir a ter "fast zapping" no futuro :)

    ResponderEliminar
  5. Meus Caros, já tive oportunidade de experimentar a Iris (Snowflake) da ZON e o Zapping é muito mais prático e rápido. Não tem comparação com a realidade actual.

    É funcional e simples. Para qualquer utilizador vai mesmo fazer muita diferença.

    ResponderEliminar
  6. http://www.pcguia.xl.pt/destaques/13-destaques/1135-zon-reformula-servicos-de-fibra.html

    Se vires esta notícia, verás que este software nos vai permitir ter acesso a muito mais do que é disponibilizado na fase inicial...
    Transcrevo um excerto:
    "Em breve será possível aceder ao Youtube bem como controlar a caixa através de um smartphone ou de um tablet, incluindo o agendamento remoto de gravações e o serviço videoclube, entre outras aplicações."

    E quem sabe o que mais estarão eles a testar neste momento para nos disponibilizar...
    Já tenho a nova Box e não tive até ao momento razões de queixa...

    ResponderEliminar
  7. Bem que poderiam ter fornecido esta box (ou pelo menos com estas caracteristicas).
    Dado que a informação é bastante escassa da parte da zon relativa à pace dcr8151/24.
    Quem sabe se nas "futuras funcionalidades" por eles anunciadas, estarão previstas funcionalidades como esta:

    www.pace.com/global/products-capabilities/products/dit-series/

    Jose Duarte

    Ps: tb ja tenho a nova box e estou satisfeito, pelo menos em relação ao ruído q a anterior produzia.
    Ps2: Espero que nesta possam aumentar o volume q sai para a tv. Tenho q colocar o volume da tv (lcd da lg ) em 50 (de 0 a 100). Na anterior colocava em 12. Tenho tb uma ps3 e passa-se o oposto, lol, coloco em 5... Se mais ninguem se quixar, pode ser do meu lcd. Abraço a todos.

    ResponderEliminar
  8. Em relação ao comentário anterior, tenho a dizer que se passa o mesmo comigo, no que diz respeito ao som, quer para o lcd, quer para o homecinema.
    tambem acho inaceitável que não tenhamos ideia do ponto do filme em que estamos- não dá para ver o tempo que recuamos na imagem p. ex.- e que não se consiga de uma forma mais simples ver a programa q vai dar a seguir (sem ser no guiia de canais- Ou então sou eu que ainda não cheguei lá.
    Pq é que não conseguem em vez de mostrar uma imagem do que está a dar nos outros canais, mostrar a imagem real (tipo PIP), como fazem outras operadoras, ainda por cima qd fazem publicidade na tv, e mostram o filme os quadrados que aparecem estão dar sempre imagem animada - publicidade enganosa...

    Jorge Teixeira

    ResponderEliminar
  9. Docsis 3.0

    www.wikinvest.com/concept/Docsis

    As diferenças entre ftth e docsis 3.0
    Esta tecnologia funciona de maneira semelhante ao iptv, ou seja, ao contrario do que acontecia anteriormente com a tecnologia cabo antiga, em que eram injectados todos os canais simultaneamente, levando à sobrecarga da largura de banda, com o docsis 3.0 apenas nos é enviado o canal que estamos a ver, libertando assim largura de banda e, penso eu, menos degradação na imagem, pois o sinal nao é analógico mas sim digital (zeros e uns) sendo discodificado na box.

    José Duarte

    ResponderEliminar
  10. Pois é!! Apesar de não dar (resposta dada pelo comentário anterior), era interessante se depois de estarmos + ou - 2 segundos com a imagem do programa seleccionada (que está a dar no momento), em vez de continuar a imagem, podia passar para o "PIP" (emissão em directo do canal).

    ResponderEliminar
  11. Experimentem carregar na tecla 0 e vejam se não têm o fast zapping. ;)

    ResponderEliminar
  12. Fast zaping tb nas teclas para cima e para baixo ( pressionar continuamente) ;)

    ResponderEliminar
  13. Na minha opinião falta um acesso mais rápido ás listas de canais Favoritos ou então poder editar a posição de canal.

    ResponderEliminar
  14. Uma das funções do botão "gosto" do comando enquanto vemos uma emissão em directo era passar automaticamente para a lista de favorito, aqui está um acesso mais rápido que poderia existir!!!!! :)

    ResponderEliminar
  15. fast zapping também nas rádios ou pelo menos na Iris é muito rápido a mudar de rádio em rádio, agora sim estou a notar muita diferença nos canais TV em relação ao NAGRA. No Iris é muito mais rápido o zapping e até acho que os canais HD estão mais rápidos que os SD!!!

    ResponderEliminar
  16. Hellooo!! Facebook, gravação remota, Praias em directo, milhões de musicas grátis, youtube (aka sapo videos) tudo isto já existe no MEO há quase dois anos...nada de novo portanto...

    ResponderEliminar
  17. Para quê as praias se nem a praia que eu quero está lá, facebook também existe no Optimus Clix e na Vodafone Casa TV, youtube não tem nada haver com o sapo vídeos que tem muito menos vídeos, músicas grátis para os clientes FIBRA ou pagando. A ZON também tem o Twitter!!!

    ResponderEliminar
  18. A Clix também tem o twitter ao tempo... A zon sempre um passo atrás. Mudem mas é de operador.

    ResponderEliminar
  19. acabei de passar do meo fibra para o zon iris porque na minha residência nova não tinha cobertura do meo fibra...
    Que desilusão!
    Para começar o SOM é muito baixo!!! tenho de pôr em pelo menos 50 na minha Samsung enquanto antes nunca ultrapassava os 17-22... Quando passo à wii tenho que lembrar de baixar o som para 12 de novo senão os ouvidos arrebentam...

    O comando demasiado simples é muito chato, sinto muita falta de todos os shortcuts que havia no Meo...

    e o zapping é uma experiência detestável... chamar fast zapping ver a lista de canais superioeres e inferiores é uma treta. Esperar 2 segundos para ver a imagem é muito chato.

    Estou muito desapontado... será que posso cancelar o serviço nos primeiros 15 dias?

    ResponderEliminar
  20. Eu sei que este comando é pouco pratico mas o comando do MEO, nem se vala. Não é MESMO pratico, botões para tudo e mais alguma coisa.

    ResponderEliminar
  21. Ultimamente quando entro num canal, não consigo visualizar a imagem preview do programa que dá e dos que vão dar imediatamente a seguir. Nem tão pouco vejo informação da programação seguinte.
    Fiz-me entender? Acontece a mais alguém ou eu é que já estraguei alguma coisa?

    ResponderEliminar
  22. foi o mais certo pois a iris funciona e muito bem

    ResponderEliminar
  23. a net do meo é rabêta.

    ResponderEliminar
  24. exacto! só dpermite um computador ligado de cada vez!. Fui enganado...

    ResponderEliminar
  25. o router da zon nao me deixa enfiar o pénis.

    ResponderEliminar
  26. o sistema da zon ou cabovisao e muito superior ao da pt meo

    ResponderEliminar
  27. o sistema fibra e bom mas so se o operador neste caso a pt ou a vodafone/optimus investirem em tecnologia de topo nao e so disser q tem fibra ate casa dos clientes

    ResponderEliminar