O futuro Zon

A Zon apresentou quarta feira (12 de Janeiro) uma nova interface para o seu serviço de televisão, que é disponibilizada a par com novos serviços. O novo Íris by Zon Fibra é a nova marca da empresa para os serviços suportados na infra-estrutura que já hoje assegura uma oferta já comercializada sob a marca Zon Fibra.

A imagem é o grande elemento diferenciador da nova forma de organização de menus e opções associadas ao serviço de TV. Por exemplo, os filmes disponibilizados no videoclube passam a ser apresentados com a imagem de capa. A programação de cada canal passa a estar identificada da mesma forma, com imagens que permitam identificar rapidamente os protagonistas ou o tema dos programas disponíveis.
A pesquisa de conteúdos também foi melhorada. O utilizador pode procurar programas por géneros e adicionar a essa especificidade a altura em que pretende visualizar esse conteúdo, como: pesquisar séries para hoje à noite, por exemplo.

O sistema de recomendações também é agora uma aposta forte da plataforma, que vai recolhendo informação relativa às preferências do utilizador para lhe dar sugestões mais adequadas. Seja de filmes, ou mesmo numa pesquisa, explicaram os responsáveis da empresa. A nova plataforma também oferece mais opções de gravação, permitindo gravar não apenas todos os episódios de uma série na mesma temporada, mas todos os episódios em exibição de todas as temporadas. Outra novidade é a possibilidade de gostar dos conteúdos vistos, há mesmo um botão no novo comando que torna mais fácil expressar opinião.
Luis Lopes, administrador do grupo, disse ainda que esta nova interface Zon não foi apenas pensada para a set-top-box. Dentro de algumas semanas fica também disponível para outras plataformas como o PC, ou o tablet da Apple, o iPad.

Os serviços Íris estão apenas disponíveis para clientes Fibra, designação usada pela empresa para os seus serviços de alto débito. Os subscritores Zon já com serviços de última geração podem aderir sem quaisquer custos, se optarem por se deslocar a uma loja e trocar a actual box pela nova caixa descodificadora (e comando) que os serviços Íris exigem. Para outros aderentes (Zon tradicional e novos clientes) os custos de adesão são os referentes à deslocação do técnico a casa do cliente, explicou Luis Lopes. A adesão e a box não têm custos nesta fase de lançamento da oferta.

As novas ofertas associadas ao serviço Íris chegam ao mercado no próximo dia 14 de Janeiro. Vão estar disponíveis cinco pacotes. Dois com Internet de 30 Mb e mensalidades de 49,99 e 59,99 euros, cuja diferença está nas chamadas para a rede fixa incluídas, noites no primeiro caso e 24 horas no segundo. Estarão ainda disponíveis mais três pacotes de comunicações com Internet a 60, 120 e 320 Mbps e mensalidades de 64,99 euros, 74,99 euros e 139,99 euros. Todos têm também incluído, para além da oferta básica de TV com 87 canais, conteúdos adicionais (infantis, séries, desporto ou outros) de acesso gratuito por um período de seis meses. Os elementos de cada oferta podem ser modificados e adaptados ao gosto do cliente, em tempo real a partir da plataforma.

A Zon assegura que já tem hoje cerca de 100 mil clientes nos seus serviços de fibra e que 97 por cento da sua rede está preparada para oferecer serviços de nova geração, que no caso desta operadora juntam a fibra ao cabo, para uma oferta híbrida, baseada na norma Eurodocsis, que permitiu modernizar toda a tradicional rede de cabo da Zon.

A utilização da expressão fibra pela Zon tem aliás gerado alguma polémica junto da concorrência, sobretudo da Portugal Telecom, embora ainda recentemente Instituto Nacional de Propriedade Industrial tenha reconhecido à empresa o direito a usar a expressão para significar serviços de alto débito.

Nome da imagem
Menu inicial da nova plataforma


Nome da imagem

Vista das opções disponíveis para este programa.

Nome da imagem
Vista da programação de um canal. 

Nome da imagem

Videoclube. 

Nome da imagem

Novos comandos, disponíveis em cinco cores.



Artigo: Tek Sapo